domingo, 7 de novembro de 2021

Quando o corpo te pausa

 Essa pandemia mexeu com a cabeça de todo mundo, eu não seria diferente. Porém, algumas pessoas têm a curiosa imagem de que se você está ativo, trabalhando e com a vida online em dia, então você está bem.

Bem, esse não é meu caso, mas também não estou mal, relaxem. De todas as possibilidades possíveis ao se ficar em casa, decidi pela opção de me afundar em trabalho.

A razão disto é que a depressão é minha companheira. Conheço a danada, ela chega de mansinho, me dá um oi e, quando menos espero, ela me toma inteira. Arrisco a dizer que ela está mais possessiva do que nunca, não somente aqui. Ah, não! Ela é uma amante plural e esses tempos em que vivemos fornecem o exato contexto para que ela se apodere de muita gente e crie raízes. Sabendo disso, eu ando dando uma rasteira na bichinha através de trabalho.

Só que ao invés de depressão estou ganhando ansiedade, insônia e um tantinho de outras coisas aí.

Semana passada tive uma mastite, mesmo tendo parado de dar leite há algum tempo, também peguei gripe, infecção na garganta, dermatite, sinusite… Meu corpo falou: Te aquieta aí, rapariga! Eu me aquietei? Não…

Mas acalmei, respirei, diminuí o ritmo, adiei compromissos e parei de falar na internet por um tempo. Trabalhei quietinha, tranquila e com o nariz escorrendo.

Com esse blábláblá todo, eu quero dizer o quê? Que a gente precisa conversar mais com nosso próprio corpo. Ouvir o que ele diz e levar em consideração pausar ou, ao menos, diminuir, se for isso que ele estiver pedindo.

Isso inclui a presença da minha companheira, amante e amiga: a depressão. Nossa, Elisa, mas como assim a depressão é sua amiga? A depressão é uma resposta, a ponta do iceberg e se ela aparece, pessoa querida, é melhor pausar e conversar com ela também. O que nos leva ao fato de que a depressão não é uma vilã, ela é um sintoma de coisas que precisam ser tratadas em sua mente e em sua vida. Claro, com psicólogo e, se necessário, psiquiatra.

Em resumo, meus queridos, escutem seu corpo e respeitem suas pausas.

Nenhum comentário: